Todos nós podemos mudar

0

*por Roberto Paes

Não existe ser humano neste planeta que não se arrependa de alguma coisa que disse ou fez, seja para o companheiro, um familiar, colega de trabalho ou um estranho que cruzamos pela rua. Nós não sabemos por que agimos desta maneira e depois de tudo feito, ficamos pensando que poderíamos ser pessoas diferentes.
Depois da constatação de nossos “defeitos”, a única promessa que podemos fazer a nós mesmos é “eu vou mudar”, mas, no entanto, passado algum tempo, o fato desaparece de nossa lembrança e nos flagramos fazendo as mesmas coisas outra vez. Nos vemos incomodando as pessoas à nossa volta e novamente voltamos a sofrer com isso.Mas o pior deste círculo vicioso em que nos metemos é a crença que surge de que somos incapazes de mudar e, diante disso, simplesmente desistimos de ser alguém melhor. É como um “desistir de si mesmo” e abandonar o barco de nossa existência ao prazer de todas as marés.
Porém, isso não é verdade. Todos nós somos capazes de implementar mudanças em nós mesmos, somos capazes de nos aperfeiçoar. Não com receitinhas prontas ou lavagem cerebral, mas sim com autoconhecimento, ou seja, a capacidade de percebermos “por que somos o que somos” e, conhecendo as causas, eliminar o problema.
Nós somos a somatória de nossos traumas e recalques, alguns deles originários da infância e outros adquiridos ao longo da vida. Nosso comportamento é o resultado neurótico de nossa adaptação a estes episódios traumáticos e se agimos de determinada forma, isso se deve exclusivamente a eles.
Portanto, se quisermos mudar devemos retirar de nossas vidas os traumas que carregamos e, uma vez elaboradas estas experiências dolorosas, as neuroses que carregamos também irão diminuir e, eliminado o problema, estaremos aptos a mudar nossa forma de ser, como num passe de mágica. O melhor remédio sempre é buscar dentro de si mesmo o que o impede de ser feliz.

Roberto Paes é formado em psicanálise pela Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPI) e possui vários cursos de especialização em teoria freudiana e lacaniana. Atualmente, atende em seus consultórios na cidade de Santo André e São Caetano do Sul e também em outras localidades no Brasil e no exterior através da Internet.

 

Compartilhe.

Deixe um Comentário