Imprensa

COMÉRCIO DE LUXO DE SÃO CAETANO GANHA PORTAL EXCLUSIVO

Lojistas se beneficiam com a liderança de conectividade da cidade, apontada em pesquisa FGV

Março 2014

O comércio de produtos e serviços voltados a consumidores das classes A e B, agora tem endereço certo em São Caetano do Sul. Inspirado em algumas das principais tendências da internet, segundo especialistas, o Grupo Trade Comunicação, empresa sediada na cidade há 18 anos, leva ao ar neste 17 de março o portal Viver São Caetano. O site nasce com o propósito de estimular o comércio de rua local, através de espaço virtual pelo qual o consumidor encontrará as melhores opções de compra de forma organizada e facilitada por informações úteis sobre o ponto de venda.

De acordo com alguns dos estudos que alicerçaram a iniciativa, o site atenderá a novas necessidades do internauta, que opta cada vez mais por endereços virtuais on demand nos quais o conteúdo focado na geolocalização do usuário é priorizado. “Após o boom inicial da internet, que trazia como inusitado a possibilidade de descobrirmos, em tempo real, as novidades do mundo ao custo de apenas um clique, vimos em seguida o surgimento de grandes portais ancorados em grupos tradicionais de comunicação, além da consolidação do sistema e-commerce e o avanço das redes sociais. Agora já é possível arriscarmos dizer que temos em curso uma nova onda de transformação da grande rede. Entre as fortes tendências, estão os portais pensados localmente para atender conveniências do internauta, falando mais dele e para ele. Este formato também permite maior interatividade e um toque de personalização, ainda que em um ambiente cibernético”, diz Edna Pereira, idealizadora do portal e diretora do Grupo Trade.

REVISTA ELETRÔNICA – Para se diferenciar de simples e passivos guias de compras, o Viver São Caetano terá entre os atrativos uma revista eletrônica que abordará, semanalmente, os temas Beleza, Bem Estar, Comportamento, Decoração, Gastronomia, Moda e Turismo, tudo devidamente alinhado com as melhores dicas de compra e sempre extraídas do varejo local. “Com as novas e boas lojas que nos últimos anos se somaram a nomes tradicionais do varejo de qualidade, São Caetano ganhou atrativos que precisam ser apresentados num espaço nobre, que facilite as escolhas do consumidor antes mesmo de sair de casa”, diz a empresária.

Edna Pereira observa ainda que o município tem um perfil geográfico formado por maioria de ruas estreitas, o que impediu a criação de grandes corredores comerciais ao longo de seu crescimento. Por isso, afirma, um portal que organize de forma seletiva o comércio facilitará não apenas a vida dos atuais moradores como também das centenas de novos residentes que chegam ano a ano à cidade e, em especial, em condomínios de alto padrão, sempre atraídos pela qualidade de vida superior.

Outro dado que justificou o investimento foi o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no qual São Caetano aparece como o município com o maior índice de Inclusão Digital do país, com 82,60% dos domicílios conectados. A média nacional é de 51,25%, enquanto a mundial limita-se em 49,1%. Na região do ABC, ainda estão outros dois bons índices de conectividade: Santo André e São Bernardo do Campo, respectivamente, com 74,83% e 72,91% e ambas cidades vizinhas de onde migram muitos consumidores para São Caetano.